Quarto de bebê pequeno: 5 dicas para montagem e decoração
Além de toda alegria e emoção, a chegada de um novo serzinho também pode causar preocupação quando se mora em um ambiente com menos espaço. Afinal, sabemos que os utensílios para ajudar com a rotina do bebê são inúmeros, além da nova mobília e enxoval.
Pensando nisso, decidimos reunir algumas dicas que vão fazer toda a diferença na montagem e decoração do quarto de bebê em espaços menores, mantendo o mesmo conforto, aconchego e praticidade que precisamos para um ambiente como este!
Comece usando as cores ao seu favor! Invista nas cores claras.
Quando falamos sobre harmonização de um ambiente, as cores são sempre boas aliadas para transformar a atmosfera e até criar efeitos visuais.
Neste caso, a melhor opção é investir nas cores claras, como o azul bebê, branco, rosa ou cinza claro e tons de nude, pois elas ajudam a ampliar o ambiente e também trazem bastante iluminação para o quarto.
Imagine que um quarto pequeno, consequentemente também possui uma menor entrada de luz, logo o espaço pode parecer ainda menor. Por isso investir na pintura com as cores certas é tão importante.
Listras Verticais
Ainda falando sobre a pintura, além das cores claras, investir em uma decoração com listras verticais vai ajudar ainda mais a criar a sensação de amplitude, pois as listras tendem a alongar o ambiente visualmente.
Boas combinações usam o branco como cor de apoio, ou seja, listras mescladas entre branco e uma cor secundária como o rosa claro, cinza claro, azul bebê e outros.
Prateleiras na parede com porta fraudas
Se precisamos poupar espaço, isso significa aproveitar as paredes para armazenar itens de uso contínuo, que precisam estar sempre a vista e com fácil acesso como fraudas, talco, lenços umedecidos e outros.
E para isso uma ótima opção é instalar prateleiras em lugares estratégicos, como acima ou na parede ao lado da cômoda ou trocador.
Essas prateleiras podem ser convencionais com madeira ou em versões de tecido, como se fossem diversos bolsos para armazenar os itens necessários.
Além disso também é valido instalar prateleiras ou nichos no alto para armazenar objetos que não são usados com tanta frequência no dia a dia, ou até mesmo itens de decoração.
Escolha uma cômoda funcional
Uma das escolhas mais importantes para facilitar a rotina e praticidade no quartinho do bebê, é o modelo da cômoda.
Afinal, é neste móvel que iremos concentrar praticamente todos os pertences do bebê, desde as roupas e sapatinhos até o trocador e os utensílios de higiene.
Por isso, preze por escolher um modelo de cômoda de boa qualidade, com um design funcional. Observe a quantidade de gavetas, o formato dos puxadores, as repartições e a profundidade de cada uma delas. Para se certificar de que está fazendo a escolha certa.
Não exagere no tamanho dos móveis
Um dos maiores erros na montagem do quarto de um bebê, é não prestar atenção no espaço disponível e acabar exagerando no tamanho da mobília. Tenha em mente que o mais importante neste ambiente é a boa circulação, o espaço suficiente para se movimentar e utilizar o quarto de modo funcional.
Quando estamos com um pequeno nos braços, as tarefas mais simples se tornam desafiadoras, por isso é tão importante prezar por espaços livres, diminuindo a possibilidade de esbarrar ou dificultar a movimentação.
Inclusive, uma boa dica para quando o quarto tem um espaço menor, pode ser poupar o investimento do armário maior, deixando apenas uma boa cômoda para abrigar os pertences do bebê.
Assim o armário pode vir anos depois, quando a criança já estiver maior.
Esperamos que você tenha gostado das dicas! Agora é só coloca-las em prática e planejar todos os detalhes para a chegada do bebê.
Se quiser conferir a nossa linha Bebê basta clicar aqui.