Quando é a hora certa de trocar o berço pela cama?

Quando é a hora certa de trocar o berço pela cama?

Tudo que você precisa saber sobre essa transição!

Se você chegou até aqui, provavelmente já tem um pequeno dormindo no quarto ao lado e se preocupa com sua segurança e conforto durante as horas de sono, não é mesmo?

Quando investimentos em um berço antes mesmo da chegada do bebê, pensamos em todos os detalhes para os primeiros meses, mas a verdade é que em um piscar de olhos o seu bebê se torna cada vez mais esperto e independente, por isso o berço passa a já não ser a opção mais confiável.

Mas afinal, quando é a hora certa de trocar o berço por uma cama?

É exatamente isso que iremos te ajudar a esclarecer nas próximas linhas!

Perceba os sinais

Normalmente, é natural que entre o 1 ano e meio até os 2 anos, os pais já percebam a necessidade da troca, além da informação disponibilizada pela Academia Americana de Pediatria, de que a hora de fazer a transição do berço para a cama é quando a altura das grades já for menor que três quartos da altura da criança, o que equivale aproximadamente ao nível dos mamilos, pois é neste período que escalar e saltar do berço começa a ficar mais fácil.

Porém também precisamos entender que cada criança terá um tempo de adaptação e evolução diferente, por isso é importante que os pais estejam bem atentos aos sinais que a criança irá apresentar, como:

  • Se a criança já está ativa e curiosa o suficiente para tentar escalar ou sair do berço sem a ajuda dos pais ou de outra pessoa auxiliadora. Afinal isso não significa que os pequenos vão conseguir sair sozinhos em segurança.
  • Observe como é o comportamento da criança durante o sono, bebês mais agitados tendem a se movimentar muito durante a noite, o que também pode representar perigo, já que o berço tem uma altura muito distante do chão.
  • Além da evolução da criança, em determinado ponto a logística do berço passa a não ser mais eficiente, já que a criança já está mais pesada para ser levantada e retirada sempre que preciso.
  • E por fim, atente-se ao estado do berço, na maioria das vezes este móvel tende a perdurar por anos e pode até ser passado para a frente para familiares e pessoas conhecidas, portanto avalie a resistência do material, evitando mantê-lo se estiver em estado duvidoso.

Como deve ser a primeira cama do bebê?

A partir do momento que o berço já não é a melhor opção, chega a hora de investir em uma cama que seja tão segura e confortável quanto o berço foi durante estes meses.

Ou em caso de um berço evolutivo, apenas será a hora de adapta-lo, transformando em uma bicama e adicionando os acessórios de segurança como a meia grade, inclusive se você quer saber mais sobre os móveis evolutivos pode conferir o artigo que escrevemos sobre o assunto clicando aqui.

Agora se o caso for investir em uma cama completamente nova, é ideal que os pais optem por uma cama baixa e apropriada para o tamanho infantil, de preferência as bicamas, que permanecem no chão garantindo a segurança contra impactos caso a criança role para o lado e acabe caindo da cama.

Além disso é super recomendado que a primeira cama tenha proteção nas laterais para evitar a queda ou proteja o chão com tapetes e almofadas.

E ainda no quesito segurança, lembre-se de revisar toda a segurança do quarto, reforçando as tampas de tomada, usando travas de portas e gavetas e protegendo a janela. Lembre-se que a criança poderá explorar o quarto livremente ao descer do colchão.

Conheça a cama Tatame Montessoriana

E para terminar este artigo com uma indicação prática, trouxemos a sugestão de um dos modelos de nossa linha infantil!

A cama Tatame foi projetada em um estilo montessoriano, visando a segurança e criatividade para a criança, já que conta com a opção de casinha como acessório. Para conhecer este e outros modelos da nossa linha infantil é só acessar o nosso site clicando aqui.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse período de transição tão importante para os nossos pequenos!

JC Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *