Decoração infantil: descubra 4 dicas práticas
A decoração infantil possui ótimas tendências para criar quartos personalizados, pois proporciona inúmeras possibilidades de combinação. A partir da escolha de um tema de decoração, você consegue criar um espaço único para as crianças.
A personalização de um tema confere personalidade ao cantinho dos seus pequenos!
Dessa forma, você pode criar um ambiente harmonioso, combinando móveis, acessórios e a decoração das paredes para a construção do tema. Esse tipo de decoração permite que você exagere nas cores e na criatividade!
Pensando nisso, listamos 4 dicas práticas de decoração infantil!
1. Abuse das cores
As cores desempenham um papel importante na decoração infantil, pois determinam a harmonia entre os elementos decorativos dos quartos personalizados.
Que tal inovar com estampas no papel de parede ou estêncil? Itens como esses trazem uma cara nova para o ambiente, podendo ser renovados de acordo com sua preferência.
Usar papeis de parede é uma forma prática de personalização, pois sua aplicação é um processo mais ágil do que pintar uma parede. O estêncil pode ser aplicado nos móveis, dando ainda mais personalidade ao ambiente.
Outra possibilidade são os adesivos, que podem ser colados tanto nas paredes quanto nos móveis — ou em qualquer outro lugar!
2. Complemente a decoração com acessórios
Os acessórios são o melhor complemento para dar o toque final na decoração infantil. Artigos como bandeirinhas de tecido, almofadas, quadros, luminárias e bichinhos tornam os quartos personalizados mais únicos e aconchegantes. Esses itens decorativos dão vida ao tema!
Os objetos de decoração podem combinar com as cores dos outros elementos do quarto, ou mesmo trazer novas cores.
Se possível, ouça também a opinião do pequeno dono do quarto, e deixe-o escolher bichinhos e almofadas que reflitam seu gosto pessoal. Deixe a criatividade fluir!
3. Priorize a organização
Móveis como baús e cômodas são fundamentais para otimizar o espaço e garantir a organização — além deles, complementos como prateleiras e nichos também são úteis para manter a arrumação do quarto.
Esses móveis possibilitam uma organização categorizada, e os complementos também servem para mostrar itens decorativos.
A organização é uma parte importante da decoração infantil — a decoração não funcionaria em um ambiente desorganizado! Para isso, prefira utilizar móveis e acessórios que permitam manter o quarto sempre arrumadinho e bonito de se ver!
4. Opte pelo estilo montessoriano de decoração infantil
O estilo montessoriano é uma decoração que leva em conta o desenvolvimento e a independência da criança. Essa proposta cria quartos personalizados com a finalidade de estimular o aprendizado.
Assim, essa tendência opta por móveis que sejam da altura da criança, proporcionando sua independência naquele ambiente.
Dessa forma, os pequenos podem pegar o que quiserem sem a ajuda de um adulto — um passo importante para o desenvolvimento!
Do mesmo modo, eles também podem ser estimulados a realizar tarefas em seu próprio quarto, como guardar brinquedos e roupas. O estilo montessoriano é uma maneira segura de estimular a independência das crianças!
A decoração infantil é a maneira ideal de dar identidade ao quarto das crianças com muita criatividade!
A construção de um tema pode ser muito estimulante para a criança — principalmente, se você optar por móveis no estilo montessoriano, que incentivam o aprendizado e o desenvolvimento. Entretanto, não esqueça da organização!
Gostou das nossas dicas de decoração infantil? Compartilhe este post nas redes sociais e mostre também a seus amigos!