Como avaliar a segurança de um berço
Sem dúvidas este será o móvel mais importante para o seu bebê durante muitos meses de vida, por isso além de confortável, bonito e de qualidade, o berço também precisa ser completamente seguro para acomodar o bebê, que irá se desenvolver e ficar mais curioso a cada dia!
Portanto é muito importante saber o que deve ser avaliado antes de investir no berço, e é exatamente por isso que preparamos este artigo!
Atenção as distâncias de Segurança
Um dos pontos mais importantes a se avaliar antes de comprar um berço, é se o mesmo segue as normas de segurança impostas pelo Inmetro, inclusive as distâncias que compõem o design do berço, afinal além de um acabamento visualmente atrativo, é preciso prestar atenção em alguns pontos que podem garantir a prevenção contra acidentes como:
- A distância entre uma grade e outra não pode ser maior que 6cm, para evitar acidentes como: o bebê prender um braço, perna ou até mesmo a cabeça.
- A distância entre as grades e o estrado não pode ser maior que 2,5cm, também para evitar acidentes onde a criança pode prender alguma parte do corpo.
- A distância entre o topo da grade e o estrado não pode ser menor do que 60cm, pois assim quando o bebê começar a ficar em pé no berço, ele não terá riscos de cair para fora.
- . Qualquer espaço vazado ou distância entre duas barras no berço, deverá ser de no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm
Você pode conferir o Relatório sobre análise em berços infantis completo clicando aqui.
Além de bonito o design precisa ser seguro!
É claro que neste momento tão especial, os pais querem escolher o berço dos sonhos, que mais combine com toda a decoração escolhida, porém além de um design bonito, existem detalhes que não podem ser ignorados e que talvez tenham que ser até deixados de lado para uma maior segurança do bebê.
Atente-se com os detalhes do berço, como o tipo de material, se ele possui pontas retas ou quinas, prefira acabamentos mais arredondados, evitando telas de decoração com buracos onde o bebê poderia prender algum dedinho e outros detalhes como estes.
Além de observar também se o estrado do berço possibilita a regulagem para diferentes alturas, pois isso será necessário a medida que o seu pequeno começar a crescer e ficar mais espertinho!
Outro detalhe importante é avaliar se o colchão tem densidade de número 18, pois essa é a densidade ideal para o bebê, ou seja não é macio demais e também não muito rígido.
A verdade é que hoje em dia, muitos pais preferem investir em um visual mais simples e minimalista, que irá trazer praticidade e segurança para a rotina do seu bebê.
Pesquise sobre o Fabricante
Antes de investir em um berço que por sua vez, pode ser um dos investimentos de mais custo, vale a pena garantir que você está adquirindo um produto de qualidade.
Por isso busque por depoimentos de outras pessoas que já compraram neste mesmo fabricante, não tenha medo de fazer perguntas e obter todas as informações que vão te trazer a confiança necessária!
Esperamos que este post tenha trazido informações úteis para ajudar na escolha do berço para o seu bebê!
Inclusive, não deixe de conferir a nossa linha BEBÊ com diversos modelos de berço certificados pelo INMETRO. Basta clicar aqui para conhecer os nossos modelos!