A importância de estimular o seu bebê desde cedo!

A importância de estimular o seu bebê desde cedo!

Sabemos que para os pequenos recém-nascidos o processo de aprendizagem e adaptação começa desde as primeiras horas de vida. Eles precisam se acostumar com os barulhos externos, a iluminação, horários de sono, alimentação e diversas outras coisas.

Porém além de aprender sobre as necessidades básicas, a verdade é que os bebês podem e devem ser estimulados desde cedo!

A primeira infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento, em diversos aspectos: físicos, sociais, emocionais, cognitivos, etc. É nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos, e para adquirir novas habilidades.

Ou seja, quanto mais cedo possível o bebê for estimulado corretamente, maiores são as possibilidades de se desenvolver. Afinal, a capacidade intelectual de um bebê depende 70% dos estímulos recebidos nos primeiros anos de vida e apenas 30% da herança genética.

Por isso no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como estes estímulos podem ser feitos para que o seu pequeno se torne uma criança feliz e confiante!

Os estímulos nos primeiros meses de vida

É natural que a rotina de um recém-nascido seja ritmada pelo sono e pela alimentação, e devemos respeitar este ritmo. Por isso, nos primeiros meses de vida, o contato físico, carinho e proteção serão os estímulos mais importantes para que o bebê se sinta confortável e seguro.

Nestes primeiros meses, a criança ainda não tem domínio total de seu corpo, o que pode gerar certa rigidez. Por isso são necessários estímulos para que ele fique relaxado, como as mãos da mamãe e do papai que serão extremamente tranquilizantes!

Com a estimulação feita através de afagos e massagem, a criança pode dormir melhor e chorar menos. Uma outra dica é cantar para o bebê dormir, explorar as canções de ninar e até mesmo os ruídos brancos que vão despertar a sensação de segurança, devido a memória de quando eles ainda estavam no ventre.

Além disso, os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, o que gera em longos períodos de concentração, desde que estejam envolvidos em algo de seu interesse. Portanto uma última dica para estimular os pequenos nestes primeiros meses, é sempre conversar bastante, narrar o que está fazendo e buscar interações com elementos que ativem a curiosidade do bebê.

Brinquedos e atividades estimulantes

Após o primeiro semestre, o bebê já possui muito mais autonomia e domínio sobre o próprio corpo, portanto dessa fase em diante, é de muita valia que os pais introduzam brincadeiras e dinâmicas focadas no desenvolvimento.

Vale a pena investir em brinquedos (Sempre verificando a idade indicada) que tenham texturas, diversas cores e sons diferentes, peças de montar e até mesmo livros interativos, para que durante a leitura a criança possa despertar interesse e estimular o cérebro a novas descobertas.

Em geral, a criança precisa de estímulos ativos, evitando ao máximo a exposição as telas. Lembre-se de que todo o tempo e atenção dedicada a criança terá um grande benefício a longo prazo.

O quarto a favor do desenvolvimento

Uma ótima opção é também projetar e investir na montagem de um quarto estimulante! Ou seja, criar cantinhos pensados nos momentos de brincadeira, desenho ou leitura.

Explorar os quadros com figuras como animais, nuvens, estrelas ou figuras geométricas, além de proporcionar um bom espaço para mobilidade do bebê nos momentos onde ele começa a engatinhar.

E se você é super a favor de um quarto totalmente projetado para estimular a autonomia e criatividade da criança, a ideia de um quarto Montessoriano pode ser perfeita para você. Confira aqui o nosso artigo onde explicamos mais sobre essa modalidade.

Se você gostou desse artigo e pode aprender mais sobre a importância de estimular nossos pequenos, também vai gostar de nos acompanhar pelo Facebook e Instagram, lá estaremos sempre conectados e entregando mais conteúdos sobre o assunto!

JC Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *