Mamãe de primeira viagem: itens indispensáveis para a bolsa do bebê
Depois dos longos meses de espera e preparação para receber o seu bebê, uma das partes importantes vem logo na reta final: arrumar a bolsa do bebê para a maternidade.
Neste momento é comum as mamães de primeira viagem se sentirem um pouco confusas sobre o que levar, qual a quantidade certa de roupinhas e diversas outras dúvidas.
Por isso hoje trouxemos um pequeno guia sobre como organizar a sua bolsa da maternidade.
Nem pouco, nem muito: o suficiente
É natural que em meio a um enxoval cheio de roupinhas tão fofas e delicadas, a mãe esteja ansiosa para usar todas elas, porém neste momento precisamos prezar pela praticidade e na quantidade certa.
Por isso evite as roupas cheias de babados, que sejam muito difíceis de colocar ou tirar e que possam atrapalhar esses primeiros momentos (lembre-se, serão suas primeiras horas como mãe).
O recém-nascido precisa se manter sempre quentinho e limpinho. Se ele nascer em períodos de temperaturas frias, as toucas, luvas, meias e cobertores são essenciais.
Ainda que seu corpinho seja quente, o bebê tem mais dificuldades em controlar o calor corporal, sendo mais propenso à hipotermia. Por isso, é interessante dispensar as roupinhas curtas neste primeiro momento, afinal ele ainda é muito pequeno para ficar exposto.
Considerando tudo isso, o tempo médio de estadia na maternidade costuma ser de 2 a 3 dias, sendo assim, aqui está uma sugestão de quantidades:
- 6 body
- 6 mijões
- 6 macacões
- 6 pares de meia
- fraldas de boca
- 2 casaquinhos com botões na frente
- 3 toucas
- 3 pares de luvas
- 1 xale ou cobertor
- 1 conjunto de roupa para saída da maternidade
- 2 mantas
Higiene e cuidados com o bebê
Nestas primeiras horas de vida, a pele e corpinho do bebê é ainda mais sensível, por isso os produtos de higiene devem ser escolhidos com atenção e carinho.
E para também clarear a sua mente sobre quais precisam ser estes produtos também preparamos uma listinha:
- 1 pacote de fralda descartável tamanho RN e P
- 1 escova para cabelo macia
- 2 toalhas fraldas (algumas maternidades oferecem as toalhas de banho, mas caso precise, esse modelo é o indicado para a pele sensível do bebê)
- sabonete líquido de glicerina (PH neutro)
- cotonetes
- álcool 70%
- bolinhas de algodão
- pomada para assadura
- 1 sacolinha para roupas sujas
Documentos e detalhes que não podem ser esquecidos
Os documentos precisam estar corretamente separados na mala de maternidade, para garantir que tudo corra bem no processo de internação.
Os documentos básicos que geralmente se exigem são:
- RG e CPF ou Carteira de Habilitação da mamãe e do acompanhante
- carteirinha do plano de saúde
- carta do seu médico, cartão do pré-natal ou cartão da gestante
- autorização do plano de saúde
- últimos exames feitos durante a gestação
- plano de parto, se existir
Quando o bebê nascer, o papai precisará ir ao cartório fazer a Certidão de Nascimento. Então, lembre-se de deixar tudo acertado em relação ao nome da criança, bem como demais documentos exigidos. Alguns hospitais contam com cartório já dentro do hospital. Informe-se com seu hospital sobre os valores e pré-requisitos.
Verifique, com seu médico e com o hospital, se você precisar providenciar alguma outra documentação que não esteja listada aqui. Não deixe para a última hora!
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para te guiar nessa missão de primeira viagem, além de desejarmos um parto tranquilo e muito bem sucedido!
Para mais conteúdos como estes basta navegar em nosso blog e nos acompanhar pelo Facebook ou Instagram