Como manter o quarto da criança organizado
Se você chegou até aqui, provavelmente está passando pela fase onde tudo que se vê são brinquedos espalhados, itens aleatórios fora do lugar e uma criança com muita energia para gastar!
E é por isso que esse artigo foi pensado exatamente para trazer diversas soluções que além de ajudar a manter o ambiente organizado, também irão facilitar na hora de guardar a bagunça e priorizar a logística do quarto para que a criança possa se divertir sem viver em um ambiente desorganizado.
E para isso é importante começar esclarecendo um ponto importante.
A organização de um quarto de criança é totalmente diferente do quarto de um bebê
Entender essa questão é um ponto de início muito importante, afinal nos primeiros meses de vida do bebê, este ambiente era controlado somente pelos adultos.
Porém com o ganho de autonomia de uma criança que agora pode andar, abrir portas e gavetas e espalhar brinquedos pelo chão, toda a estrutura de organização deve ser adaptada pensando também na segurança deste pequeno.
Crie diferentes ambientes no mesmo quarto
O primeiro passo para essa adaptação é separar o quarto em diferentes ambientes, ou seja criar “barreiras” que vão separar a hora das brincadeiras da hora da soneca, ou dos momentos de higiene e troca de roupa.
Isso pode ser feito através de itens como tapetes decorativos que vão servir como limitadores para o espaço da brincadeira, mesinhas e cadeiras para um cantinho de desenho e leitura, já aproveitando para agrupar todas as “atrações” em um só espaço do quarto.
Dessa forma fica mais fácil manter a criança interdita em um só espaço, evitando que a bagunça de brinquedos se espalhe e também que a criança sinta vontade de brincar com itens que não fazem parte dos momentos de diversão.
Invista em itens de organização
Os seus melhores aliados serão os itens de organização que vão poder ser usado para organizar brinquedos, desde as roupas na gaveta.
Uma ótima opção são as caixas organizadoras transparentes, que podem ser compradas em diferentes tamanhos pensando em separar cada caixa para um “assunto” diferente, por exemplo: uma caixa para peças de montar, outra para instrumentos musicais, uma para bonecas ou carrinhos e assim por diante.
Outra opção parecida são os caixotes com rodinha que tendem a ficar mais visíveis e facilitar o acesso para a própria criança.
Outros elementos úteis serão as prateleiras ou nichos que podem reunir livros, pelúcias e outros brinquedos, nesse modo os pais tem a opção de instala-las em uma altura que a própria criança possa alcançar ou não.
Além da parte dos brinquedos, a organização de outras partes do quarto também pode ser melhorada com itens como cesto de roupa suja, separadores para gavetas e até travas de portas, caso a criança tenha o hábito de tirar todas as roupas do lugar.
Estimule o seu filho a participar da organização
A parte mais importante é que a própria criança já cresça entendendo que é importante organizar, por isso seja criativo na hora de estimular a voltar os brinquedos para a caixa, colocar os livros na prateleira, separar cada tipo de brinquedo e assim em diante. Criando a rotina de sempre incluir a criança nos momentos de organização.
Preste atenção na quantidade de brinquedos
É natural que com o passar dos meses, os brinquedos que antes eram novidade deixem de ser interessantes, ou que aquele brinquedo eletrônico pare de funcionar, peças quebrem e etc.
Por isso é sempre importante revisar os brinquedos, para que a quantidade não se torne exagerada, comprometendo mais uma vez a organização do ambiente.
Uma ótima estratégia é fazer uma limpa de tempos em tempos, separando brinquedos para doação e mantendo somente aqueles que realmente fazem parte da rotina de brincadeira da criança.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado! E para acompanhar outras dicas como essas basta começar a nos acompanhar no Facebook ou Instagram, lá estaremos sempre conectados buscando o melhor para os nossos pequenos!