Como adaptar o quarto de bebê com o passar dos meses

Como adaptar o quarto de bebê com o passar dos meses

Sabemos que o investimento feito para a estruturação e decoração para um quarto de bebê costuma ser alto. E com certeza é um investimento que vale a pena, afinal além de criar um ambiente confortável para a mãe e o bebê, toda a decoração representa a materialização de um sonho que possivelmente, foi muito desejado!

Mas a verdade seja dita: os pequenos crescem tão rápido que quando nos assustamos, já estão andando pela casa e pronunciando suas primeiras palavras.

E com isso, muitos elementos que antes eram úteis costumam perder a utilidade e simplesmente ocupar um espaço desnecessário, além do que, com o crescimento e evolução da criança, precisamos nos preocupar cada vez mais com a segurança e espaço disponível para brincar e se desenvolver.

Por isso, se você mamãe já chegou nessa fase continue lendo este artigo, para conferir algumas dicas práticas de adaptação do quarto do seu bebê, que agora está se tornando uma criança cheia de curiosidade e energia para gastar!

Adeus ao querido berço!

O berço que antes trazia segurança e conforto para o bebê, em certa idade, (geralmente após os 2 anos e meio a 3 anos de idade) começa a deixar a criança desconfortável ou até mesmo irritada.

Por isso, o primeiro passo para adaptar este quarto é substituir o berço por uma cama, que de preferência tenha uma baixa estatura e ainda tenha pequenas grades ou um braço de apoio, afinal a criança ainda pode rolar durante a noite.

Uma boa opção é investir em uma cama no estilo montessoriano!

Substituindo móveis

Consequentemente, com a evolução do bebê, é natural que alguns móveis e itens se tornem desnecessários e comecem a ocupar um espaço em vão no quarto, por isso porque não substitui-los por novos itens que poderão contribuir para o desenvolvimento do seu pequeno(a)?

A cadeira de amamentação por exemplo, passa a não ser mais utilizada depois de certa idade, uma boa opção pode ser substituí-la por um cantinho da leitura, com alguns nichos para livros, além de mesa e cadeira na altura da criança, criando um pequeno ambiente onde a criança poderá brincar e trabalhar sua imaginação.

Observe o ambiente, retirando os itens que já não são mais úteis, os mesmos podem ser revendidos ou doados, além disso, você verá que o espaço livre irá trazer mais praticidade e liberdade para a criança.

Ampliando a segurança

Com mais liberdade e espaço para brincar maiores precisam ser os cuidados com a segurança deste quarto, portanto parte muito importante dessa adaptação é prestar atenção em todos os detalhes que possam representar perigo.

Comece protegendo ou escondendo tomadas, adicione protetores de quinas nos móveis que estarão a altura da criança e claro, com os primeiros passos também vem muitos tombos! Pensando nisso é interessante investir em tapetes que vão amortecer as possíveis quedas, além de não transmitirem a temperatura fria do chão.

É claro que não é possível, e muito menos necessário proteger a casa toda com tapetes, afinal a criança precisa estar em contato e aprender sobre cada ambiente, porém a intenção aqui é priorizar o conforto e segurança para o quarto onde a criança tende a passar maior parte do tempo!

Deixe que a criança tenha poder de escolha

Você verá que quanto mais o tempo passa, mais personalidade e vontade própria o seu pequeno terá, e quando deixamos que eles tenham opção de escolha em pequenos detalhes, estamos estimulando a autoconfiança, e mostrando que a opinião deles é sim importante, o que será muito valioso para o futuro.

Por isso parte da adaptação, quando conveniente, também é deixar que eles exerçam vontade própria sobre o que preferem vestir, o que querem brincar, qual livro preferem ler… e outras ações do dia a dia.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e possam te ajudar neste processo de adaptação e desenvolvimento do seu bebê!

Para receber mais conteúdos como estes basta acompanhar nosso blog e também nos seguir no Facebook ou Instagram.

JC Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *