A importância da leitura para o seu bebê

A importância da leitura para o seu bebê

Se você gravidinha está buscando aprender mais sobre o hábito da leitura para quando seu bebê nascer, com certeza está no caminho certo. Mas saiba que na verdade a leitura pode começar a ser introduzida mesmo com o bebê ainda na barriga!

Além de te mostrar porque a leitura é tão importante na vida dos pequenos, preparamos este artigo para também te ajudar com dicas práticas de como praticar o hábito da leitura em diferentes fases do desenvolvimento do seu bebê, incluindo durante a gestação!

Acompanhe esse artigo até o final para aprender mais.

Leitura para bebês, é mesmo importante?

Talvez você possa pensar que nestes primeiros meses de vida, eles ainda sejam incapazes de entender, porém a verdade é que por mais que eles ainda não possam se envolver nas histórias, a leitura tem um poder super positivo para o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico da criança.

É comprovado que ler para os pequenos trabalha uma função superior do cérebro, que ajuda a desenvolver novas conexões neurológicas, além de estimular a criatividade e imaginação desde cedo.

Portanto, saiba que o quanto mais cedo este hábito for trabalhado, mais benefícios você estará provendo para o desenvolvimento do seu bebê.

A leitura durante a gestação

Tudo bem, já vimos que a leitura é de fato importante, mesmo para os recém nascidos, porém e se formos ainda mais além, trabalhando a leitura antes mesmo do bebê nascer…

Isso traria algum benefício?

Entenda que, a partir das 24 semanas de gestação o sistema auditivo do bebê está completamente formado, por isso é a partir dai que a maioria começa a responder a estímulos externos.

Estudos mostram que o som é calmante, tanto no útero quanto quando você finalmente o conhece como recém-nascido. Os cientistas descobriram que o feto, ainda durante a gestação, responde claramente a diferentes vibrações e sons com mudanças na frequência cardíaca ou padrões de movimento, especialmente quando é a mãe quem fala.

Isso significa que as conversas e leituras que você tem com o bebê ainda na barriga, são as bases para o desenvolvimento social e emocional, além de habilidades de linguagem e memória!

Como trabalhar a leitura com o seu pequeno?

É importante entender que a leitura deve ser feita em um momento tranquilo do dia, onde os pais estejam despreocupados e dispostos a dedicar este tempo á criança, afinal a intenção é fazer com que o bebê se envolva o máximo possível neste momento, para que o seu nível de aprendizado seja cada vez maior.

Por isso uma boa sugestão para implementar em sua rotina pode ser alguns momentos antes de colocar o bebê para dormir, ou até mesmo logo pela manhã reunindo os filhos em um “cantinho da leitura”.

Busque investir em livros feitos especialmente para crianças dessa idade, explorando os desenhos chamativos, quadrinhos ou até mesmo livros interativos.

Você verá que que a leitura irá virar parte da rotina, fazendo com que o seu bebê se acostume e se mantenha cada vez mais interessado nestes momentos, até começar a decorar e repetir as falas mais marcantes!

Fazendo dos livros parte da decoração do quarto

É verdade que as capas e formatos dos livros infantis são sempre coloridas e chamam bastante atenção, então porque não aproveitá-los também como decoração para o quartinho do seu bebê?

A instalação de nichos pode ser feita com o mesmo estilo de madeira ou material já usado nos móveis do ambiente, criando assim um cantinho da leitura e trazendo ainda mais vida para o quarto onde o seu bebê irá passar a maior parte do tempo em seus primeiros meses de vida.

Depois de ler este artigo não sobram dúvidas sobre a leitura para bebês ser um hábito sensacional, não é mesmo?

Esperamos que este artigo tenha sido útil, e se caso queira conhecer mais sobre nosso trabalho basta conferir um pouco mais em nosso Instagram e Facebook!

JC Móveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *