O que é um quarto montessoriano?
O que é um quarto montessoriano?
Já imaginou construir um ambiente que transmita segurança, autonomia e ainda estimule o desenvolvimento da criança?
Essa é exatamente a proposta do estilo montessoriano!
Por isso, hoje nós vamos te explicar o que realmente está por trás deste método, e quais benefícios ele poderá trazer para o desenvolvimento do seu filho(a).
O método Montessoriano
O conceito ganhou este nome devido a sua criadora, a médica e pedagoga italiana Maria Tecla Artemisia Montessori, que acreditava que cada um já nasce com seu próprio ritmo e potencial para desenvolver suas habilidades de maneira autônoma.
Basta nós, adultos escolhermos estimular os pequenos desde cedo, isso inclui criar ambientes que vão realmente proporcionar liberdade e estimular o aprendizado adequado para cada fase da criança.
Ou seja, um quarto montessoriano prioriza criar um ambiente para bebês ou crianças e não para adultos.
A arquitetura de um quarto montessoriano
Como o objetivo aqui é proporcionar liberdade e priorizar a autonomia da criança de maneira segura, toda a estrutura do ambiente deve ser adaptada de acordo com as dimensões da criança, isso inclui:
Móveis e objetos na altura dos olhos da criança, como mesas e cadeiras em tamanho mini, cestos de brinquedos no chão, e claro, nesta arquitetura é feito o uso da cama com colchão no chão, substituindo o tradicional berço, que restringe os movimentos das crianças e tira delas a condição de se movimentar sem depender dos adultos.
Além da mobília, as cores e decorações são 100% projetadas com a intenção de instigar a curiosidade e estimular a desenvoltura, como brinquedos interativos, cabanas e quadros criativos.
Segurança em primeiro lugar
É claro que quando pensamos em criar um ambiente com tamanha liberdade para uma criança é preciso pensar nos mínimos detalhes que vão garantir a segurança, por isso existem alguns pontos para se atentar ao construir um quarto no estilo montessoriano, como:
Optar por móveis sem quina ou detalhes pontiagudos, ou adicionar protetores caso já tenha os adquirido. Já para a cama é possível instalar um protetor lateral, que evita quedas da criança durante o sono.
Esconder tomadas ou instalar protetores que bloqueiam qualquer contato com a rede elétrica, além disso também é viável instalar grades ou redes nas janelas e outras saídas do comôdo, a fim de que o bebê possa explorar o quarto sem ficar exposto a riscos.
Além de deixar o ambiente mais bonito, a colocação de tapetes também é uma excelente alternativa para proteger e amortecer eventuais quedas dos pequenos.
Em geral vale a pena optar por peças leves, como porta-retratos e quadros com molduras em EVA ou acrílico, que podem ser instalados com fita dupla face, evitando os pregos.
Os benefícios de um quarto montessoriano
Imagine que ao crescer em um ambiente como este o seu bebê estará exposto a estímulos diários que vão contribuir para o seu desenvolvimento desde cedo.
Além do que, quando as crianças são estimuladas a terem liberdade, elas entendem que seus pais ou responsáveis confiam nelas. Portanto, se sentem mais confiantes para fazer as coisas, sem tanto medo de errar.
Outro reflexo é que os pequenos se sentem respeitados. Durante muito tempo, a vontade deles foi simplesmente ignorada, como se suas escolhas não fossem tão importantes assim.
Por isso, permitir que escolham detalhes que para os adultos parecem simples, como brincadeiras, livros e roupas, contribui ainda mais para sua autonomia no futuro!
E ai, gostou da ideia de investir em um quarto montessoriano?
Para receber mais conteúdos como este basta nos acompanhar pelo Facebook e também no Instagram, lá estaremos conectados e sempre entregando mais conteúdos!